Permuta Imobiliaria - Quais cuidados tomar?

por Marcos Galvão em
Permuta Imobiliaria - Quais cuidados tomar?

Quais são os riscos

Permuta imobiliária: quais cuidados tomar?
A permuta imobiliária é uma ótima alternativa para ambos os lados da negociação. Para o permutante há a chance de ter um melhor retorno financeiro, já que o loteamento é valorizado após a finalização da obra. E para a construtora, que consegue aliviar o fluxo de caixa. Mas, para que a permuta ocorra sem nenhum problema, é preciso ficar atento a lei da incorporação imobiliária, que regulamenta esse tipo de transação. Por isso, separamos alguns pontos importantes para você, que deseja realizar uma permuta imobiliária, tomar cuidado. Confira!

Valores dos lotes
Entrar em um leilão de valores pode causar muitos atritos na permuta imobiliária. Alguns proprietários acabam fazendo um leilão com os lotes e isso pode prejudicar a negociação. Já que muitas construtoras oferecem um valor totalmente incoerente com o negócio e que no fim, não será bom para ninguém. Por isso, é importante ter tudo na ponta do lápis e fazer todas as contas. Se notar que as contas não fecham, não aceite fazer negócio, porque você pode se prejudicar.

Verifique a legalidade do loteamento
Outro ponto muito importante é checar se a documentação do lote está em dia. Já pensou o tempo e o dinheiro que você vai perder depois de fechar o negócio e descobrir que o registro do loteamento irá demorar para sair no Cartório de Imóveis. Por isso, fique atento a documentação do terreno para não investir em algo que só te trará dor de cabeça.

Falta de confiança
Para fazer uma permuta imobiliária é necessário ter confiança mútua entre empreendedor e dono do terreno. A intenção da permuta é trazer benefícios para ambos os lados, então não deve haver a desconfiança que algum dos lados está ganhando mais que o outro. Por isso, se você estiver desconfiado da idoneidade da pessoa com quem está negociando a permuta, é melhor esperar um pouco antes de fechar o negócio.

Contrato mal feito
Algumas pessoas querem economizar e acabam pegando algum contrato pronto da internet para elaborar o contrato de permuta imobiliária, mas isso pode ser muito prejudicial. Então, nem pense em economizar nesse momento. Entre em contato com algum advogado especialista em direito imobiliário para te ajudar na elaboração do contrato, ou procure um corretor de imóveis credenciado.

Comentários para Permuta Imobiliaria - Quais cuidados tomar? COMENTÁRIO